Continuação.

21 de nov de 2010

(Em inglês)


Bom, já escrevi sobre os biscoitos de agradecimento, agora vão os cookies.
Eu adaptei eles de uma receita da Patrícia.

Só uma observação antes de começar: eu ainda não aprendi a cozinhar pensando em contar sobre isso depois, então faço coisas tipo colocar "um tanto" de chocolate. Mas nesses momentos a Patrícia salva, porque ela explica tudo bem direitinho em mls e gramas.
Posso dizer que minha vida mudou depois que comecei a usar sempre 240ml = 1 xícara. :)

Dito isso, fiz assim:
Cookies de chocolate e nozes
2 xícaras de farinha de branca
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
¾ colher de chá de sal
1 xícara (230g, uma barra) de manteiga sem sal, derretida e quase fria
1 xícara de açúcar cristal
½ xícara de açúcar mascavo
Usei 2 quadradões de cholocate culinário nugali picadinhos. Gosto desse porque é amargo, mas deve ter um nestlé que faça o truque também
Um pouco mais de 100g de nozes, nozes pecã e castanha do pará picados

Aproveitei o forno quente dos biscoitos de alecrim, mas se for começar do zero já dá pra ligar o forno médio agora.
E como cookies não são biscoitos de corte, não precisa se preocupar em área pra abrir a massa.
Beleza.
Coloca os açúcares numa tigela com a manteiga e bate com uma colher de pau até ficar um creme fofinho.
Depois juntei a farinha/bicarbonato/sal, aos poucos e peneirando. Isso garante uma massa lisa e macia.
Pra mim a massa já ficou macia e tava pronta pra acrescentar as nozes e chocolate.
Se ainda estiver farofenta, recorra ao truque da colherinha de água, POUCO A POUCO.
Quando estiver boa, é só misturar os sabores e deu.
Coloca papel manteiga na forma (a minha já tava, do outro biscoito que eu fiz), e faz bolinhas de massa - porções de uma colher de sopa por vez. Achata as bolinhas e deixa meio longe uma da outra, uns 5cm de distância.
Sinceramente, não sei por quanto tempo assou cada fornada. Dá pra saber que tá na hora de tirar quando a borda
começa a ficar tostada, no centro eles ainda vão estar meio moles.
Tem que esperar esfriar um pouco antes de tirar da forma, se não quebra.
Pronto. :)
Esses cookies, posso dizer sem nenhuma modéstia, fazem sucesso. haha

1 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que querida vc, falando de mim assim. ;)
Teus cookies ficaram lindos e eu amei saber que vc gostou da receita.
Beijo!

Postar um comentário