Curry de beringela.

29 de nov de 2010

(Em inglês)


Almoço de hoje: curry de berinjela acompanhado de grão de bico.


1 berinjela grande
2 tomates médios
1 pimenta dedo de moça fresca ou 2 colheres de chá de pimenta calabreza
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá (rasa) de sal
1 colher de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de açafrão da terra
1/2 colher de chá de curry
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
1/2 colher de chá de garam masala (é um tempero indiano, em SP sei que dá pra encontrar no mercadão)
1 punhado pequeno de salsinha picada

Eu tenho certeza de que cozinhar a berinjela no microondas é mais fácil, mas eu não tenho um porque não usaria pra mais nada, então cozinho ela em água mesmo até ficar bem macia.
Tiro a casca debaixo da água fria, com a ajuda de uma faca, pico em pedações grosseiros e reservo.
Bato os tomates (lavados, picado grosseiramente) e a pimenta no liquidificador até virar um purê. Hoje fiz uma experiência e troquei um tomate por uma cenoura pequena, mas no fim das contas achei que o sabor da cenoura rouba a cena. Melhor usar tomate mesmo.
Enfim, esquento bem o óleo e "frito" os temperos: cominho/açafrão da terra/curry/pimenta do reino, quando começar a soltar cheiro jogo em cima o purê e a berinjela.
Tem que cozinhar por uns 10 minutos, apertando os pedaços de berinjela contra a parede da panela pra ela ir desmanchando e formar uma pasta.
Quando desligo, coloco o garam masala, o sal e a salsinha e misturo bem.

O grão de bico é bem mais fácil: eu compro ele seco (tipo feijão), deixo de molho da noite pro dia - uma xícara de grão de bico pra duas de água. De manhã escorro a água do molho e cozinho com meia colher de chá de sementes de cominho. Demora acho que umas duas horas até ficar macio. Tá pronto. É só escorrer e guardar. Geralmente eu cozinho bastante e deixo no congelador, assim fica mais prático de cozinhar.
Na foto coloquei um pouco de gergelim preto por cima pra enfeitar.

0 comentários:

Postar um comentário