Hommus.

29 de nov de 2010

(Em inglês)


Essa é uma comida que eu gosto muito, que é simples e "confortável",
e que é saborosa e enche a barriga.
Com um pouco paciência teria ficado bem bem parecida com o hommus dos restaurantes bacanas, mas por agora ficou com jeitão bem de casa.
Segundo li em um outro blog, o segredo de um hommus clarinho e fofo é bater
o tahini com limão e água antes de acrescentar o resto das coisas.
Mas pra começo de conversa, eu nem comprei tahini, já que no mercado só tinha latas imensas de 500g.
O certo seria:
2/3 xícara de grão de bico já cozido
1/2 xícara de tahini
1/5 xícara de sumo de limão (= um limão grande)
1/5 xícara de água
sal e pimenta do reino qb
1 dente de alho cru
azeite de oliva e pão sírio, pra servir
Eu fiz:
4 xícaras de grão de bico já cozido
2/5 xícara de sumo de limão (dois limões grandes)
1 1/2 xícara de água
sal e pimenta do reino qb
1 dente de alho cru
azeite de oliva e gergelim preto, pra servir
Antes de mais nada: o jeito certo de fazer é descascando os grãos de bico um por um.
Eu até comecei a fazer isso, mas concluí que é algo que só funciona nas férias.
Logo parti pro liquidificador mesmo.
Se for pra usar o tahini, fazer primeiro o truque que o Ryan ensina (bater o tahini/limão/água antes de todo o resto). Se não, pode começar batendo o limão, a água e o alho.
Depois ir acrescentando o grão de bico aos poucos. O meu liquidificador não aguenta massas muito pesadas, então parte do grão de bico amassei com o garfo e depois misturei tudo na tigela.
Ficou gostoso, apesar de que poderia estar mais suave (sem pedacinhos). Principalmente por causa das casquinhas.
Mas a textura ta bacana, e o sabor também.

2 comentários:

João Paulo disse...

Isso come com Nachos?

PS: Me liguei que essa toalha é borrão da Malwee.

flanzie disse...

EU NEM SEI O QUE É TAHINI SOCORRO

Postar um comentário