Omellet du fromage. (mentira)

20 de jan de 2011

(Terça a noite não é hora pra fazer omelete bonita. Desculpem. :)

(Em inglês)


É omelete, isso sim.
Mas o queijo ficou só pra citação.




1 cebola pequena, picada
1 cenoura grande, ralada
2 ovos
1/4 colher de chá de curry
2 colheres de sopa de água
Salsa, qb (eu usei desidratada, porque só tenho essa)
Sal, qb
Óleo, para fritar e refogar


Piquei a cebola e pus pra refogar, enquanto ia descascando e ralando a cenoura.
Deixei a cebola refogando até ficar bem transparente.
Misturando numa tigela a cenoura/ovos/temperos/água/sal com um garfo, e em seguida a cebola.
O esquema da água é um truque pra omelete ficar fofa: acrescenta 1 colher de sopa de líquido (água ou leite, geralmente) pra cada ovo. Pronto.
Coloco o mínimo possível de óleo no fundo da frigideira e deixo esquentar bem,
depois é só derramar a "massa" e deixar dourar bem um lado, virar (vale usar o truque do prato*), dourar bem o outro, e servir. No meu caso, com uma torradinha.


* O truque do prato é um grande amigo dos cozinheiros de primeira viagem. Consiste em deslizar a omelete, COM CUIDADO, para um prato grande e raso. Esse prato precisa ser maior que o diâmetro da frigideira.
Enquanto uma mão segura o prato por baixo (como se fosse uma bandeja), a outra mão segura o cabo da frigideira. Apóia-se a frigideira sobre a omelete - o lado mais cru vai estar pra cima - e então vira o prato e a frigideira ao contrário, bem rápido, fazendo que o lado cru fique em contato com o fundo da frigideira. Não parece simples, mas é. Juro.
Depois só precisa tirar o prato daí com cuidado e esperar dourar este lado também.

1 comentários:

flanzie disse...

A Ninna, que entende tudo de muita coisa, me disse que tem que deixar hooooras e hooooras, aí ela fica preta. Mas ó, não tenho paciência, não. Acho que da próxima vez vou tentar cozinhar ela mais uma meia hora, com um pouco de água pra não queimar logo e deixar até escurecer. Só tenho medo que queime!

Postar um comentário