Biscoitos de lavanda.

12 de jun. de 2011





(Em inglês)


Segunda parte da trilogia: biscoitos de lavanda.
Receita adaptada daqui.


1 1/2 colher de chá de flores secas de lavanda
100g de manteiga
1 gema grande
6 colheres de sopa (60g) de açúcar
1 1/2 xícara (225g) de farinha
1/2 xícara (60g) de amido de milho - aka maizena
1/2 colher de chá de fermento químico
8 colheres de sopa de água fria, ou quanto baste
(Medida da xícara: 240ml)


Comecei derretendo a manteiga em uma panelinha junto da lavanda seca. Depois de derreter, desliguei o fogo, tampei, e deixei em infusão por 5 minutos, para que a manteiga pegasse o sabor da lavanda.
Então passei a manteiga por uma peneira, colocando-a em um prato raso. Levei ao congelador até que ela adquirisse consistência de pasta.
Metade das flores de lavanda eu joguei fora, e a outra metade coloquei na tigela em que preparei a massa.
Adicionei a manteiga e a gema, que também passei pela peneira. (Isso serve pra que o gosto de ovo não fique forte, quem me ensinou foi uma amiga, filha de boleira).
Misturei tudo isso com o açúcar, até formar uma pasta homogênea. Em seguida acrescentei os ingredientes secos, já peneirados, e fui amassando com as mãos. Eu obtive uma farofa.


[Acho que aconteceu o seguinte: a Laila, moça que escreveu a receita original, provavelmente usa xícaras de 200ml, e não de 240ml como eu. Como não prestei atenção nisso, a quantidade de ingredientes secos foi maior do que deveria. Por causa disso, precisei incorporar água para que a massa tomasse corpo. Deu certo.]


Bom, então eu fui acrescentando água fria, uma colher de sopa por vez, até que consegui moldar uma bola com a massa. Achatei para formar um disco e deixei descansar na geladeira por 30 minutos, coberta com plástico.
Abri metade da massa de cada vez, até atingir +- 4mm de espessura, e cortei os biscoitos em forma de estrelas de 5cm.





Assei em forno preaquecido a 180oC por cerca de 15 minutos, em formas forradas com papel manteiga.

Rendimento: 90 biscoitos.

2 comentários:

Flávia disse...

A pergunta que não quer calar: pra quem foi mesmo?

Flora. disse...

Ah sim, pra uma amiga chamada Maria Helena.
O Ric nos apresentou, ela mora em Floripa tb.

Postar um comentário