Pizza fofiiinha, Chicago style.

3 de jul de 2011




Pense numa pizza extremamente macia, fofinha.
Com muito queijo ralado e molho para rechear. Com as bordas marronzinhas.
Peguei da Annie a receita que leva à ela.


A minha versão ficou assim:
1 1/2 xícara (230g) de farinha branca
1/3 xícara (40g) de fubá fino
3/4 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 1/8 colher de chá de fermento biológico
150ml de água à temperatura ambiente 
1 1/2 colher de sopa + 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de óleo para untar
(Medida da xícara: 240ml)

Misturei todos os ingredientes em uma tigela, usando uma colher de pau, até que a massa começasse a se formar. Deixei a colher de lado e comecei a sovar com as mãos para que a massa ficasse uniforme e brilhante, bem macia, sem grudar nas mãos.
Moldei uma bola e untei com um tiquinho de óleo. Cobri a tigela com um plástico e deixei crescer por 1 hora, até quase dobrar de volume.

Depois disso, abri a massa com as mãos mesmo até formar um retângulo de +- 20x15cm.
Espalhei as 2 colheres de sopa de manteiga como se fosse num pão, deixando uma borda de 2cm.
Enrolei a massa em um cilindro bem firme, começando pelo lado mais estreito, virei com a emenda para baixo e amassei de novo para formar um retângulo de 20x05cm. Dobrei em três partes, como uma carta, belisquei as emendas, modelei novamente uma bola e deixei crescer por mais 30 minutos. Não sei pra que serve tudo isso, mas dizia na receita da Annie, então eu fiz.

No final, abri a massa em forma de círculo, até ficar com +- 40cm de diâmetro* e 1cm de espessura. Coloquei a massa dentro de uma forma de 35cm de fundo e ajeitei, deixando uma borda altinha em volta. Recheei com mussarela ralada, cobri com 2/3 de xícara de molho de tomate, e polvilhei parmesão ralado.
Assei por 30 minutos em forno preaquecido a 180oC, e mais 10 minutos em fogo alto, 250oC, até ficar com as bordas marrons.
Esperei 5 minutos antes de servir, pra ninguém se queimar com o molho.

*OBS: como estávamos em vários amigos, preparei o dobro de massa, e assei em uma forma de 35cm de diâmetro, rendendo 12 fatias. Se você preparar a quantidade normal de massa, use uma forma de 25cm de diâmetro, que vai render 6 fatias.

0 comentários:

Postar um comentário