Sopa de cebola.

13 de jul. de 2011





(Em inglês)


Faz tempo que eu andava me esforçando pra não postar menos de uma vez por semana,
mas nos últimos dias simplesmente não deu pé. Por bons motivos, ainda bem.
E mesmo sem ter postado recentemente, sem ter muitos leitores frequentes, fiquei feliz da vida de
ver - através das estatísticas do blogger - que apareceram leitores de lugares que eu não tinha imaginado,
de países bem distantes daqui, como a Turquia e a Estônia.
Sejam todos bem vindos! Me falem de vocês. Deixem comentários sobre os modos de comer e preparar a comida, ou sobre qualquer outra coisa.
Todo mundo, brasileiros, americanos, espanhóis também! Me contem o que vocês acham do é o que tem pra hoje. :)


Esta receita foi adaptada do Jamie Oliver, e se encaixa muito bem em uma noite fria.
No fim acho que não ficou muito parecida com a dele não, mas ficou muito boa e quentinha!
Diferente do chef famoso, coloquei batatas na sopa e deixei o pão de fora.



2 cebolas roxas grandes
5 cebolas brancas médias
3 batatas médias
1 litro de água
2 colheres de sopa de manteiga
Alguns fios de azeite de oliva
3 dentes de alho esmagados
2 colheres de sopa de sálvia seca
Sal e pimenta do reino à gosto


Descasquei as cebolas, cortei ao meio no sentido vertical e em seguida em fatias de +- 0,5cm.
Descasquei e esmaguei os alhos.
Coloquei tudo isso em uma panela grande, junto da manteiga, do azeite, e da sálvia, comecei
a refogar em fogo médio com a panela tampada, e logo baixei o fogo, adicionando pimenta e sal
e abrindo a tampa um bocadinho só.
As cebolas precisam cozinhar assim por mais ou menos 50 minutos, mexendo de vez em quando,
pra liberarem a doçura delas e ficarem com o sabor suave.
Enquanto isso, deixei as batatas cozinharem.
Ao fim dos 50 minutos, acrescentei a água e as batatas, já descascadas e amassadas.
Eu usei meu novo amassador de batatas (que comprei com o intuito de fazer nhoques maravilhosos
como este aqui) - mas um garfo funciona do mesmíssimo jeito.
Deixei cozinhar por mais 20 minutos, dei uma última acertada no sal e na pimenta, e pronto.
Creio que dá pra dizer que rendeu 3 porções de uma sopa deliciosa, com pedacinhos de cebola
e caldo cremoso.

4 comentários:

Flávia disse...

Pô, que fome! Hoje não vai dar tempo pra nada, muita coisa pra limpar... mas acho que frito um ovo e como pão com geleia, ahaha.

E uhuuuuul pras estatísticas do blogger, hoje tive um acesso bem legal e tudo vindo do google, haha. :)

Saudades grandes!

Beijo.

Juliana Valentini disse...

Flora!
Tô devendo há séculos responder seu e-mail sobre o plantio das ervas, desculpe! Os motivos da atrapalhação aqui também são bons e um dia desses contarei, mas realmente tá difícil fazer tudo ao mesmo tempo. Hoje até tinha planejado visitar a "sua" feira do pq da Água Branca, mas acordei com uma dor de garganta daquelas...
Enfim! Marquei seu e-mail pra não esquecer e prometo que hora dessas você recebe uma resposta decente.
Beijo! Juliana.

Flávia disse...

AI MINHA NOSSA ESSE LINK PRO NHOQUE!!!!!!!!!!

Tenho preguiça de traduzir, por isso roubo tudo daqui. Faz logo pra eu copiar, vai. ;)

Essa sopa de cebola parece uma ótima pra essa semana, é só eu dar conta de limpar a casa (coisa que não fiz semana passada). Sou uma péssima dona de casa!


Beijo, flor!

Flávia disse...

oi, frô!

nenhuma encomenda do mercadão, mas torço pro tempo passar logo e a gente se ver. :)

saudadona.

beijo!

Postar um comentário