Detalhes tão pequenos.

2 de fev. de 2012

 



Hoje não tem receita.
Tem, digamos, uma idéia. Tô começando esse tag chamado "detalhes tão pequenos", que pretendo postar uma vez por mês (primeira sexta-feira) falando de algumas idéias que ponho em prática na minha cozinha e facilitam o dia-a-dia.
Essa aqui é pra ajudar a não desperdiçar.
Basicamente, trata-se de fazer um quadro onde dê pra listar os ingredientes que você não quer esquecer de usar.
De vez em quando, acontece de a gente comprar algo diferente pra uma receita específica, ou pra experimentar, e depois o ingrediente fica num canto (caham, trigo sarraceno, farinha de arroz...). Também ajuda a lembrar o que já tem, pra não comprar repetido.
Dá pra atualizar no começo da semana, especialmente os não perecíveis, e procurar preparar receitas que usem o que já tem, em vez de ir comprar coisas novas.

    Visão geral da minha cozinha, olhando da porta. 


    As canetas, e a música - que raramente fica desligada enquanto cozinho.


É incrivelmente barato fazer isso. No caso do meu quadro, comprei um porta-retrato em uma loja de utilidades, coloquei um papel colorido dentro, e preguei na porta, onde fica bem visível.
Pra escrever, uso essa caneta posca, que acho muito bonita. Ela é cara (pra uma caneta. Custou uns R$12), mas daria pra usar caneta de quadro branco também.
Existem mil outros jeitos de fazer esse quadro, por exemplo com tinta de quadro negro, comprando um quadro branco pequeno, sei lá. Eu fiz assim porque era rápido e barato, e tem funcionado bem.
Por exemplo, usei um pouco do fubá pra fazer polenta essa semana e to pretendendo preparar umas panquecas de trigo sarraceno.

7 comentários:

Vinicius disse...

Boa idéia,
como não costumo cozinhar, vou adotar para os livros...

Marmita disse...

Acho que a nossa cozinha tem de estar com a nossa cara, adorei a dica! beijos

Marcelo disse...

Onde dá pra encontrar trigo sarraceno?

Flora. disse...

Vinicius, ta aí algo que eu não tinha pensado, mas funciona bem. Eu mesma tenho alguns livros que ganhei/ comprei e não me organizo pra ler tudo.

Marcelo, o trigo sarraceno que eu tenho, comprei no mercado municipal de Curitiba. Com certeza você encontra em outros mercados municipais, e provavelmente em lojas de "produtos naturais" (por exemplo, mundoverde.com.br).

•♥ Sra. N ♥• disse...

é uma ótima sugestão, e bem fácil de fazer. curti

Anônimo disse...

procuro trigo saraceno aqui em Ctba, cai na sua página, vc poderia me especificar qual loja ou banca do mercado municipal eu poderei encontrar trigo saraceno???
Aguardo
Claudia Lemos
vc pode responder para lemoscld@yahoo.it

Flora. disse...

Oi Claudia, tudo certo?
Te mandei o email hoje. Olha, não sei certinho em que banca você vai encontrar o trigo, mas acho que um passeio pelo mercado puxando assunto com os vendedores sempre funciona :)
Inclusive, depois que comprei não soube o que fazer com esse ingrediente haha
Se você tiver alguma receita bacana, conta pra mim?

Postar um comentário