Pão de queijo.

17 de mai. de 2012


(In English)


Gentes, esse post é praticamente uma confissão.
Sim, porque sendo brasileira (com muito orgulho, com muito amor) usei justamente uma receita de pão de queijo que encontrei no Joe Pastry - que, como vocês podem adivinhar, é americano.
Eu sei que é esquisito, mas afinal de contas eu não tinha uma receita de pão de queijo pra chamar de minha, e tava lendo o site dele um tempo atrás quando dei de cara com essa foto.
Pensei comigo: a receita faz sentido e poderia muito bem ter vindo de Minas originalmente, o pão de queijo da foto ta lindo, & nesse frio parece ótimo ligar o forno.
Preparar a massa é a coisa mais rápida dessa vida. O bonito é ter paciência pra esperar assar...
3/4 xícara de água (o Joe diz pra usar 1/2 xícara, mas preparando assim achei a massa muito pesada pra misturar)
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de óleo vegetal (uma vez usei oliva, outra vez usei milho. As duas funcionam, e o oliva dá um gostinho diferente)
1 1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de polvilho azedo
2 ovos
100g queijo ralado grosso (o tradicional é minas meia cura, mas eu usei queijo colonial uma vez e mussarela da outra. O Joe sugere parmesão ou um queijo mexicano chamado Cojita)
Enfim. Pra você que não pesou o queijo na hora de comprar e/ou não tem balança em casa:
achei que 100g equivale a mais ou menos uma xícara de queijo já ralado.
(Medida da xícara: 240ml)


Levei a água, o leite, o sal, e o óleo ao fogo médio até que levantasse fervura.
Coloquei as duas xícaras de polvilho em uma tigela média, e derramei a mistura de leite por cima, fervendo. Misturei muito bem com uma colher de pau.
A mistura fica meio gelatinosa e esquisita, é isso mesmo que deve acontecer.
Em uma tigelinha à parte, misturei os dois ovos e o queijo ralado.
Quando a mistura de polvilho tinha amornado, acrescentei o queijo e os ovos e misturei super bem, usando ainda a colher de pau. Tenham em mente que a massa é pesada, mas ela precisa ficar homogênea.
Depois é só transferir a massa às colheradas para assadeiras sem untar, deixando uns 4cm entre um pãozinho e outro.





Eu gosto de pães de queijo menorzinhos - digamos, uma colher de sobremesa de massa -, porque fico com mais área de crocância (faz sentido isso?). 
Meu namorado (que tava preprarando os pães de queijo comigo) gosta de pães de queijo maiores, que no final ficam mais fofos - umas duas colheres de sopa de massa por pãozinho.
Isso vai depender da preferência de quem prepara.
O importante é decidir por um tamanho só de pão de queijo para cada assadeira, pra que todos fiquem prontos ao mesmo tempo.
Assei em forno preaquecido a 180oC por 30 ou 40 minutos. Se quiser, deixar mais 5 minutos no final pra ficarem moreninhos por fora.


Rende em torno de 30 pãezinhos.


PS: esqueci de dizer, mas dá pra congelar os pães de queijo crus. Congele as colheradas, e quando estiverem firmes dá pra juntar todas num ziplock. Não tenho certeza por quanto tempo a massa fica boa no congelador, mas com certeza dura um mês numa boa.

2 comentários:

Marmita disse...

Lindos! devem ser uma maravilha, beijo

João Paulo disse...

Quero fazer!

Postar um comentário