Bolo de limão siciliano com sementinhas de papoula, e verdades absolutas.

20 de set. de 2012



















Tem coisas que a gente aprende quando é pequeno, muitas vezes através da observação, que acabam se tornando verdades absolutas. 
Uma coisa que aprendi com a minha avó Nelci é que toda vez que se recebe uma visita em casa, ou toda vez que alguém de casa volta de viagem, a gente faz alguma coisa especial pra esperar a pessoa. Sempre. 
Calhava que 98% das vezes essa coisa era bolo.
Então na minha cabeça, receber alguém em casa está associado a fazer um bolo.
Alguns dias atrás, recebi duas pessoas muito queridas (oi Ire, oi mãe), então aí está, bolinho de limão siciliano com sementes de papoula.
Claro que tirei essa receita do technicolor kitchen, reino dos doces feitos com fruta cítrica, e pra mim o lugar número um pra achar um receita boa para as minhas recém-adquiridas sementes.
A bem da verdade, eu não tava muito empolgada pra usar a calda, porque achei que a gente ia morrer de doçura. Mas ela dá uma textura interessantíssima que eu não estava esperando, especialmente no dia seguinte. E nenhuma de nós achou excessivamente doce, então ta tudo bem.
A outra questão é que eu estava meio ansiosa pra desenformar os bolos, e aí eles deram uma desmontada, ficaram meio feios. Mas sinceramente, isso não nos desanimou porque o cheiro pela casa estava ótimo.

Para o bolo:
1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar cristal
½ xícara (100g) de manteiga sem sal, amolecida
100ml de óleo vegetal (usei milho)
Raspas da casca de 3 limões sicilianos
3 ovos grandes 
1 colher  de chá de extrato de baunilha
¼ xícara de água quente
1 ¾ xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento químico
2/3 xícara de aveia em flocos
3 colheres de sopa de sementes de papoula


Para a calda:
¾ xícara de açúcar cristal
Sumo de três limões sicilianos

(Medida da xícara: 240ml).


Comecei batendo no liquidificador a aveia até ficar fina como uma farinha, reservei.
Em uma tigela bati com o fouet a manteiga e o açúcar, até formar um creme fofo e claro.
Vou contar pra vocês: usei a manteiga que eu tinha em casa, salgada mesmo, e não achei que interferiu.
Continuando... adicionei o óleo, a baunilha e as raspas de limão e bati um pouco mais, em seguida adicionando os ovos, um a um.
Eu esqueci de peneirar a farinha, o fermento, e o sal. Se você lembrar, essa é a hora de fazer isso.
Coloquei a água quente no creme de manteiga e mexi bem, depois fui colocando aos poucos a farinha, a aveia, o sal, o fermento, e as sementes de papoula, mexendo com uma colher de pau, delicadamente.
Verti a massa em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, ela tinha forma de coração e +- 20cm de comprido. Como sobrou um pouquinho deu pra três  muffins também.
Ganhei a forma de presente da Rebeca, faz um bom tempo. Grazzie, bella! :)



Deixei assar em forno pré-aquecido a 180oC por 50 minutos. Eu não sei porque, eles cresceram e depois desceu um pouco, em vez de ficarem altos.
Se você achar que precisa ficar um pouco mais ou um pouco menos, manda ver.
Quando o bolo saiu do forno, pus o sumo de limão (coado) e o açúcar em uma panelinha em fogo baixo até o açúcar derreter. Deixei o bolo dentro da forma, e furei a superfície dele com uma faca antes de derramar a calda quente por cima.
Esperei esfriar sobre uma gradinha antes de servir.

Rende 16 porções.
Obs: na receita original, recomenda-se utilizar uma forma quadrada de 20cm.
Obs 2: comprei as sementes de papoula enquanto estava viajando. Já não sei se voltaram a vender no Brasil ou se continua proibido/ difícil de achar. Da última vez que procurei no mercado municipal, não tinha.
Quem sabe dê pra substituir por gergelim preto tostado, pela crocância e pelo visual? Vale a pena tentar.

3 comentários:

Flávia disse...

cadê tereza? aonde anda minha tereza?

Irene Maldini disse...

e que bolo!!!!

Muuuito bom! Doce e um pouquinho azedo...mmmm!!!!

Carla, Julio e Nuno disse...

Concordo, pra mim receber visita significa fazer bolo! É tão bom e perfumado! Beijo!

Postar um comentário